Não se sabe ao certo o que originou o
dia da mentira. Mas dizem que a "brincadeira" surgiu na França, no reinado de Carlos 9º (1560-1574). Na altura, a chegada do Ano Novo era comemorada durante o início da primavera (durante uma semana, do dia 25 de março ao dia 1º de abril) e tinham hábito de se oferecerem presentes.
Entretanto, em 1564, o rei da França Carlos IX instituiu um novo calendário, que ficou conhecido como calendário gregoriano. A partir desse momento o Ano Novo passou a ser celebrado no dia 1 de janeiro. Mas, muitas pessoas demoraram para se acostumar com a mudança e continuaram a comemorar a data no começo de abril. E isso pode ter sido a origem das brincadeiras e das mentiras contadas no 1º de abril.
Pegando o gancho do calendário gregoriano, podemos relacionar a origem do Dia da Mentira (dia dos tolos, ou bobos) com a adoção desse calendário. Ou por outras, alguns pessoas começaram a ridicularizar esse apego pelo calendário anterior — apelidados de “bobos de abril” — comemoração de festa inexistente, convite para festa inexistente, sem esquecer dos presentes sem sentido.
Minhas redes sociais